quinta-feira, 30 de junho de 2011

- On Modern Servitude - Sobre a Servidão Moderna (2009) de Jean-François Brient:

http://www.youtube.com/watch?v=GXRcePr_oHE


- On Modern Servitude - Sobre a Servidão Moderna (2009) de Jean-François Brient:

"A servidão moderna é uma escravidão voluntária, consentida pela multidão de escravos que se arrastam pela face da terra. Eles mesmos compram as mercadorias que os escravizam cada vez mais. Eles mesmos procuram um trabalho cada vez mais alienante que lhes é dado, se demonstram estar suficientemente domados. Eles mesmos escolhem os mestres a quem deverão servir. Para que esta tragédia absurda possa ter lugar, foi necessário tirar desta classe a consciência de sua exploração e de sua alienação. Aí está a estranha modernidade da nossa época. Contrariamente aos escravos da antiguidade, aos servos da Idade média e aos operários das primeiras revoluções industriais, estamos hoje em dia frente a uma classe totalmente escravizada, só que não sabe, ou melhor, não quer saber. Eles ignoram o que deveria ser a única e legítima reação dos explorados. Aceitam sem discutir a vida lamentável que se planejou para eles. A renúncia e a resignação são a fonte de sua desgraça."



http://www.delaservitudemoderne.org/

COMPRAR, JOGAR FORA, COMPRAR - A história secreta da OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA

http://www.youtube.com/watch?v=YCuoS251ius&feature=related


EXCELENTE documentário, com valor ENORME por alertar você sobre o fenômeno da obsolescência programada, as industrias fabricam cprodutos para durar pouco. Isso ocorre há décadas e está se sofisticando cada vez mais.
Você poderia comprar lâmpadas baratas que durassem 10 anos, você poderia comprar uma geladeira para durar 25 anos ou um carro que rode 1 milhão de km, sem problemas.
É possível gastarmos muito menos ao longo da vida com produtos industrializados de consumo.

Existe hoje um crescente movimento para se CONSUMIR MENOS, gastar menos, jogar fora tudo o que nos escraviza nessa roda viva de consumo.
A primeira coisa a fazer é livrar-se da TV, a principal ferramenta de LAVAGEM CEREBRAL que é usada pelas corporações para programá-lo.
Consumir menos, adquirir só o necessário, BOICOTAR o mais possível as industrias, as corporações. Estou nessa viagem ha muitos anos.
Uma das pessoas mais interessantes mostradas nesse documentário é o francês SERGE LATOUCHE.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Serge_Latouche
(Comentário nosso)
_____________
Baterias que 'morrem' 18 meses apos serem lançadas, as impressoras que bloqueiam a impressão apos um determinado número de impressões, lâmpadas que queimam em mil horas ... Por que, apesar dos avanços em tecnologia, produtos de consumo duram cada vez menos?

Filmado na Catalunha, França, Alemanha, EUA e Gana, "Obsolescência programada" faz uma viagem através da história de uma prática empresarial que envolve a redução deliberada da vida de um produto para aumentar o seu consumo. Como foi publicado em 1928 em uma influente revista de publicidade dos EUA: um artigo que não se desgasta é uma tragédia para os negócios."

O documentário, dirigido por Cosima Dannoritzer e co-produzido pela Televisión Espanhola, é o resultado de três anos de pesquisa, faz uso de imagens de arquivos pouco conhecidos, fornece provas documentais e mostra as desastrosas consequências ambientais decorrentes dessa prática.

Apresenta também vários exemplos do espírito de resistência que está crescendo entre os consumidores e inclui a análise e opinião de economistas, designers e intelectuais que propõem alternativas para salvar o meio ambiente e a economia

UMA LÂMPADA NA ORIGEM DA OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA
Edison produziu sua primeira lâmpada em 1881. Durou 1.500 horas. Em 1911, um anúncio na imprensa espanhola destacou os benefícios de uma marca de lâmpadas com um certificado de vida de 2500 horas. Mas como revela o documentário, em 1924, um cartel que reúne os principais fabricantes na Europa e os Estados Unidos negociaram para limitar a vida útil de uma lâmpada para 1000 horas. O cartel foi chamado PHOEBUS e oficialmente nunca existiu, mas o documentário mostra o documento que é o ponto de partida do conceito de "obsolescência programada", que hoje é aplicado na última geração de produtos eletrônicos, como impressoras e iPods e que tem sido aplicado também na indústria têxtil.

CONSUMIDORES REBELDES NA INTERNET
Ao longo da história da DURAÇÃO PROGRAMADA, o filme desenha também um quadro da história da economia nos últimos cem anos e aponta um fato interessante: a mudança de atitude nos consumidores através do uso de redes sociais e da Internet.
Os casos dos irmãos Neistat, o programador de computador Vitaly Kiselev ou o catalão Marcos López, são um exemplo disso.

AFRICA A LATA DE LIXO ELETRÔNICO DO MUNDO
Esse descarte constante tem graves consequências ambientais. Países como o Gana, na Afrfica, estão se tornando o LIXÃO do primeiro mundo eletrônico. Periodicamente, desembarcam na África e outras regiões do 3.o mundo (inclusive Brasil) centenas de contêineres cheios de resíduos, sob o rótulo de "material de segunda mão", com a desculpa de ser uma contribuição para reduzir o atraso digital dessas regiões subdesenvolvidas.
Eventualmente essas toneladas de "aparelhos de 2a. mão" que são na verdade lixo industrial toxico acabam em rios ou campos onde crianças brincam.

Além da denúncia, o documentário mostra empresários que estão implementando novos modelos de negócio e ouve as alternativas propostas por intelectuais como SERGE LATOUCHE , que propõe a revolução do DECRESCIMENTO E A REDUÇÃO DO CONSUMO PARA LIBERAR TEMPO E DESENVOLVER UMA NOVA FORMA DE RIQUEZA, COMO A AMIZADE E O RELACIONAMENTO COM OUTROS SERES HUMANOS, QUE SÃO COISAS QUE NÃO SE DESGASTAM COM O USO.
_____________
Ficar mais consciente e informado vendo também:
- A CORPORAÇÃO:
- CRIANÇAS DE CONSUMO
- A SERVIDÃO HUMANA
____
Filmes:
- ELES VIVEM
- THE NETWORK
- MINDWALK
- LA BELLE VERTE